Trilha do Cânion Malacara em Praia Grande/SC: vale a pena?

Se você está em busca de uma aventura muito bacana em Praia Grande/SC, a Trilha do Cânion Malacara é uma das atrações que mais recomendo.

No artigo de hoje, eu reuni todas as principais informações sobre essa trilha, que é também uma das favoritas de quem se hospeda aqui no Recanto dos Canyons.

Vamos conferir?

Como é a Trilha do Cânion Malacara?

Trilha do Cânion Malacara
Fonte: Recanto dos Canyons

A Trilha do Cânion Malacara é uma caminhada que acontece por dentro do cânion.

Pode ser feita em um período curto, como uma manhã ou uma tarde, e leva cerca de 3 a 4 horas para ser concluída, dependendo do ritmo do grupo.

Além disso, a trilha tem aproximadamente 4 quilômetros no total, com 2 quilômetros de ida e 2 quilômetros de volta, em média.

Durante a caminhada, você atravessa diferentes tipos de terreno, incluindo mata, pedras, travessia de rios, subidas e descidas.

Em cerca de 8 a 10 pontos ao longo da trilha, você atravessa o rio, onde a água chega mais ou menos na altura da canela ou do meio do joelho, tornando a travessia tranquila, principalmente em comparação, com a Trilha do Rio do Boi.

O nível de dificuldade da trilha é moderado e, ao longo do percurso, você desfruta de vistas impressionantes dos paredões do cânion, tem a oportunidade de se refrescar em piscinas naturais e apreciar belas paisagens contemplativas.

Onde fica a Trilha do Cânion Malacara?

A Trilha do Cânion Malacara fica no Parque Nacional da Serra Geral.

Para chegar do centro da cidade até o início da trilha, você precisará percorrer aproximadamente 5 quilômetros.

A maior parte desse trajeto, cerca de 4 quilômetros, é percorrida em uma estrada asfaltada, com apenas um pequeno trecho de estrada de chão no percurso. Eu já fiz esse percurso inúmeros vezes e garanto que é bem tranquilo.

No ponto de partida da trilha, há um estacionamento disponível, onde as agências estacionam seus veículos quando levam grupos de visitantes. Se você estiver com um carro particular, pode estacionar no local também.

O que é preciso para acessar a Trilha do Cânion Malacara?

Embora não haja cobrança de ingresso, é obrigatório contratar um guia/condutor credenciado para fazer a trilha. Entretanto, diferentemente da Trilha do Rio do Boi, na qual a segurança é determinada pelo ICMBio, aqui a segurança é definida pelo próprio guia, levando em consideração critérios como o nível do rio e a condição do grupo de visitantes.

O valor do passeio para acessar a Trilha do Cânion Malacara pode variar de acordo com o guia contratado.

Cada guia pode determinar seu próprio preço pelo serviço, portanto, eu recomendo verificar com diferentes guias para encontrar o que melhor atende às suas preferências e orçamento.

Sobre o valor dos guias: O que muda no preço é quanto mais experiência o seu guia tem, natural que ele cobre um valor mais alto (e te proporcione uma experiência melhor). Enquanto um guia mais novo, terá um valor mais acessível.

Quem pode fazer a Trilha do Cânion Malacara e quais as recomendações de segurança?

Trilha do Cânion Malacara
Fonte: Recanto dos Canyons

Falando de um modo mais abrangente, qualquer pessoa pode fazer a Trilha do Cânion Malacara, já que seu nível é moderado, mas algumas recomendações de segurança são importantes.

Diferentemente da trilha do Rio do Boi, onde o ICMBio controla a segurança e determina se a trilha está aberta ou fechada com base no nível do rio, na Trilha do Cânion Malacara, a segurança é definida pelos próprios guias.

Os guias seguem critérios de segurança recomendados pela Associação Praiagrandense de Condutores para Ecoturismo (APCE), da qual inclusive faço parte da Diretoria.

Alguns critérios que utilizamos são o nível do rio e a condição do grupo de visitantes.

Por exemplo, se um grupo for mais jovem e estiver bem preparado fisicamente, pode ser possível fazer a trilha mesmo se o nível da água estiver um pouco acima do habitual devido a chuvas recentes.

Portanto, a segurança é avaliada de acordo com a situação específica, levando em consideração a segurança do grupo e as condições do ambiente.

O que levar na Trilha do Cânion Malacara?

Para garantir sua segurança e conforto na Trilha do Cânion Malacara, recomendo estar preparado com os seguintes itens:

  • Roupas confortáveis;
  • Calçados fechados (não são permitidos calçados abertos);
  • Meias longas para evitar atrito e proteger as pernas;
  • Água para se manter hidratado;
  • Alimentos leves, como barrinhas de cereal, frutas e sanduíches naturais;
  • Protetor solar para se proteger do sol;
  • Repelente para afastar insetos;
  • Boné ou chapéu para proteção contra o sol.

Além disso, é obrigatório o uso de caneleiras ou perneiras, que sempre são fornecidas pelo condutor. Em alguns casos, o condutor também pode oferecer um seguro para a atividade.

Por experiência própria, recomendo também que você leve roupas e calçados extras para deixar no carro, juntamente com uma toalha, para se secar e se trocar na volta da trilha.

Afinal, vale a pena fazer a Trilha do Cânion Malacara?

Trilha do Cânion Malacara
Fonte: Recanto dos Canyons

Eu recomendo a Trilha do Cânion Malacara especialmente para quem quer curtir uma trilha, mas busca algo que não seja extremamente desafiador.

A Trilha do Rio do Boi, por exemplo, tem cerca de 14 quilômetros de extensão e aproximadamente 8 horas de duração, ou seja, é indicada somente para quem está em ótimas condições físicas.

Como a Trilha do Cânion Malacara é de nível moderado, praticamente todos os perfis podem se adaptar, seguindo com atenção e cuidado as indicações do condutor.

Sempre que tenho a oportunidade, adoro fazer essa trilha com minha família e amigos. Mesmo morando aqui e conhecendo todos os cantinhos da cidade, cada trilha reserva uma experiência única e especial toda vez que é percorrida.

Por isso, convido você a vivenciar essa aventura durante a sua viagem, pois é uma maneira incrível de criar memórias inesquecíveis de Praia Grande/SC. Aproveite!

Tiago da Rosa Duarte
Tiago da Rosa Duarte

Gestor da Pousada Recanto dos Canyons que é de propriedade de meus pais, Isaías e Márcia.

Na pousada temos o objetivo que cada hóspede viva uma experiência incrível, que começa desde a negociação da reserva, vai até o check-in, o durante a estadia, check-out e até o hóspede chegar em casa.

Gosto muito de conversar, principalmente sobre a nossa região, onde explico com o coração , com muito amor pela nossa cidade, e também de estar envolvido em todas as atividades turísticas da região, conselho municipal de turismo, associações de guias, pousadas, etc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hospedagem mais bem avaliada no Google em Praia Grande/SC