O que fazer em Praia Grande/SC de graça? Veja 8 recomendações
Se você está se perguntando o que fazer em Praia Grande/SC de graça, prepare-se para fazer passeios sem gastar um centavo. Isso porque a capital dos cânions não é só voo de balão e aventuras de rapel e canionismo (que custam uns cifrões).
Praia Grande também oferece atrativos gratuitos, como cicloturismo, banho de cachoeira, visita à igreja da cidade e um dia nos balneários. Ou seja, tem sempre algo a se fazer em Praia Grande/SC, seja você um aventureiro ou um apaixonado em busca de passeios românticos.
Mas independente do seu perfil de viajante, aqui temos 8 melhores passeios para você fazer sem pagar nada na cidade dos cânions, além de dicas de atrações de baixo custo. Vamos lá!
O que fazer em Praia Grande/SC de graça: 8 passeios gratuitos na capital dos cânions
1. O que fazer de graça em Praia Grande/SC: andar de bike pelas principais rotas da cidade
Em Praia Grande/SC, tem uma coisa que você pode fazer de graça: pedalar pelas ruas da cidade. Então, pegue uma bicicleta e explore os caminhos principais.
A região é famosa, não só pelos cânions, mas pelo cicloturismo também. Inclusive, há um passeio ciclístico chamado “Desafio dos Canyons”, que reúne simpatizantes e atletas desse esporte.
O evento, que acontece em maio e outubro, possui um roteiro para família, iniciantes e ciclistas experientes. É uma excelente maneira de percorrer Praia Grande e conhecer a região dos cânions.
2. O que fazer de graça em Praia Grande/SC: fazer um passeio off-road sozinho
Em Praia Grande/SC, tem uma coisa bem legal e de graça para fazer: um passeio off-road por conta própria. Isso significa que você vai sair da estrada comum e explorar caminhos mais selvagens. É uma aventura emocionante!
Os passeios de 4×4 são pagos, no entanto, se você tiver seu próprio veículo off-road, nada impede que você saia por aí desbravando a cidade.
Você pode pegar trilhas e estradas de terra, ver a natureza de perto, como árvores e animais, sentindo toda a natureza ao seu redor.
Apenas lembre-se de levar água e equipamento de proteção, como capacete. Prepare-se para diversão e descobertas na natureza de graça em Praia Grande/SC!
3. O que fazer de graça em Praia Grande/SC: visitar a Cachoeira Magia das Águas
Não sabe o que fazer de graça em Praia Grande/SC? Visite a Cachoeira Magia das Águas, um lugar com ótima infraestrutura, belíssima queda d’água, e o melhor de tudo: a entrada é gratuita!
Antes de tudo, você caminha por uma trilha de 700 metros, passando por uma ponte, uma gruta religiosa e uma piscina natural. Até aqui, você já percebe que essa é uma das melhores atrações com cachoeira em Praia Grande.
É uma aventura que não custa nada, só sua empolgação em explorar um lugar maravilhoso. Não esqueça de levar uma câmera para tirar muitas fotos desse momento!
4. O que fazer de graça em Praia Grande/SC: acampar no Balneário Mampituba (Parque Municipal Poço do Bira)
Uma das atrações que você pode fazer de graça em Praia Grande/SC é tomar banho no Parque Municipal Poço do Bira, também conhecido como Balneário Mampituba.
Localizado bem no centro da cidade, esse lugar é ideal para quem quer relaxar e se divertir em meio à natureza exuberante.
Você pode aproveitar as águas cristalinas do rio que divide Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ou se aventurar nos canyons das serras Aparados da Serra e Serra Geral, onde nascem vários rios que se juntam ao Mampituba.
O rio também é palco de um evento único na região: o BOIACROSS, uma competição onde os participantes descem o rio em boias de pneus. É pura adrenalina e diversão!
No verão, o balneário fica lotado de gente que quer se refrescar e curtir a natureza. O melhor de tudo é que o parque tem camping e infraestrutura completa, e não cobra nada para entrar.
5. O que fazer de graça em Praia Grande/SC: caminhar pela trilha do Morro dos Cabritos
De graça em Praia Grande/SC você também pode fazer uma trilha pelo Morro dos Cabritos, situado na Serra do Faxinal.
O caminho até lá também é fascinante, já que a estrada entre Praia Grande e Cambará do Sul revela uma vista espetacular do Cânion Malacara.
Ao chegar no Morro dos Cabritos, você verá um platô elevado com 300 metros de altura. Dessa posição privilegiada, você aprecia uma vista panorâmica de 360º do Vale do Rio do Boi, do Vale da Pedra Branca e parte da Planície litorânea do extremo sul catarinense.
Não restam dúvidas de que essa jornada gratuita revela belezas naturais únicas.
6. O que fazer de graça em Praia Grande/SC: tirar fotos no Canyon Índios Coroados
Na divisa entre SC e RS, ergue-se imponente o Cânion Índios Coroados, destacando-se como um dos principais cânions de Praia Grande/SC para visitar de graça.
A aproximadamente 15 km da cidade, acessa-se pela RS-427, também conhecida como estrada da Serra do Faxinal. Em uma caminhada fácil de 15 minutos você alcança a borda do cânion.
Há também outra opção que é uma trilha de Praia Grande até os Índios Coroados, mas nesse caso, é aconselhável pagar um condutor/guia para te acompanhar.
Com cerca de 2 km de extensão e cerca de 700 m de altura, o cânion Índios Coroados ostenta uma cascata que desce pelos paredões, com duas correntes de água. A propósito, essa é uma ótima oportunidade de assistir ao nascer do sol em Praia Grande/SC de graça.
7. O que fazer de graça em Praia Grande/SC: visitar a Igreja matriz
Não faz ideia do que fazer em Praia Grande/SC sem ser os passeios mais populares, como off-road, cavalgada e banho de cachoeira, e ainda ser de graça? Visite a Igreja Matriz de São Sebastião.
A Igreja de São Sebastião se ergue como o marco central de Praia Grande, uma referência incontestável. Situada no coração da cidade, de forma estratégica, sua presença é tão forte quanto a Praça São Sebastião.
Sombreada por árvores generosas, a praça oferece assentos e um parquinho animado, tornando-se um espaço acolhedor para desfrutar do entardecer.
A atmosfera fica ainda mais especial durante a Festa de São Sebastião em janeiro, um evento religioso mais modesto, porém que atrai visitantes, especialmente nos dias chuvosos de Praia Grande/SC. A Igreja e a praça são o coração da cidade, unindo tradição e tranquilidade em um local agradável.
8. O que fazer de graça em Praia Grande/SC: conhecer o centro da cidade
Cansou de explorar as cachoeiras e as aventuras sobre duas rodas? Então além da Igreja de São Sebastião, que tal bater perna no centro da cidade de Praia Grande/SC de graça?
Você vai se deparar com casinhas formosas, lojas, mercados, padarias e uma atmosfera acolhedora. Você pode apenas circular pelos locais, mas também pode comprar alguma lembrancinha para levar na viagem.
Essa é uma ótima dica de desbravar a cidade além dos cânions, cachoeiras e trilhas desafiadoras.
Dicas extras: atrações de baixo custo
Como você viu, há passeios de graça para você fazer em Praia Grande/SC, mas volta e meia, você vai sentir falta de alguns atrativos. Ainda mais em época de calor.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de atrativos que custam muito pouco, quase nada, para você curtir durante a sua viagem.
Cachoeira dos Ventura
Uma atração imperdível na Rota dos Sabores é a Cachoeira dos Ventura, na bela comunidade do Rio do Boi. Embora não seja de graça (a entrada custa R$ 20,00 + condutor/guia), esse é um valor baixo para uma atração em Praia Grande/SC.
Situada em uma propriedade privada, você vai percorrer 8 a 9 km a partir do centro de Praia Grande e depois pegar uma trilha de 1,5 km (cerca de 2 horas ida e volta).
Como resultado, uma cachoeira de 35 metros, cercada por imponentes rochas, perfeita para a prática de rapel.
Trilha do Cânion Malacara
A Trilha do Canyon Malacara, no Parque Nacional da Serra Geral, é uma jornada de graça na Praia Grande/SC, mas você precisa pagar o condutor/guia.
Partindo próximo ao Hotel Pedra Afiada, em Vila Rosa, revela vistas espetaculares das paredes do canyon e oferece observação de diversas espécies de fauna, como tucanos e sabiás.
Além disso, a transição entre Mata Atlântica e Mata Nebular é fascinante. Com dificuldade média a alta, a trilha de 3 a 4 horas (incluindo paradas) depende da aptidão física e habilidade em caminhar sobre pedras do visitante.
Cachoeira do Funil
Outra atração de baixo custo é a Cachoeira do Funil, a mais alta de Praia Grande/SC, que impressiona com seus 120 metros de queda. Localizada em propriedade particular, e acessível de carro, você paga apenas R$ 15,00 de entrada.
Uma breve caminhada de 500 metros até a base proporciona uma experiência envolvente na natureza, próxima a esse espetáculo gigante.
Ideal para amantes de aventuras e cenários deslumbrantes, essa cachoeira é um dos principais atrativos da região.
Os passeios gratuitos em Praia Grande/SC valem a pena?
Claro que sim! A riqueza natural e cultural de Praia Grande/SC está ao alcance de todos, sem gastar um tostão. Assim, você não precisa pagar caro para se divertir na cidade dos cânions.
Mas, se você quiser, há opções mais requintadas, como o passeio de balão, cavalgada com picnic e salto de tirolesa. Essas são opções que elevam o nível da experiência, o que justifica as altas taxas de cobrança.
No mais, ao buscar o que fazer em Praia Grande/SC de graça, saiba que cada passo é uma oportunidade para se apaixonar por este destino deslumbrante.
Em resumo, desbravar os atrativos de Praia Grande/SC sem gastar é mergulhar em um mundo de belezas naturais e culturais. Com trilhas desafiadoras, rotas culturais e belíssimos cânions, a resposta é clara: sim, vale muito a pena descobrir a magia de Praia Grande, sem abrir a carteira.
Você gostou de saber que há muito o que fazer em Praia Grande/SC de graça? Então, já compartilhe com seus amigos viajantes nas redes sociais e pelo WhatsApp. Até a próxima dica!